× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Vacinas na terceira idade: você conhece as principais?

A vacinação é um procedimento importante para a prevenção de doenças e problemas de saúde, mas a faixa etária acima dos 60 anos inspira cuidados mais severos neste sentido. Mesmo assim ainda existem dúvidas sobre as principais vacinas para os idosos.

Aliás, é sabido que as defesas do organismo ficam mais frágeis a partir desta faixa etária. Portanto, a frase que diz “todo cuidado é pouco” faz todo o sentido.

Mas afinal, em se tratando de vacinas na terceira idade: você conhece as principais? Continue a leitura para saber quais são e para que servem as principais imunizações!

Vacinas recomendadas

A Sociedade Brasileira de Imunizações, em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, estabeleceu um calendário de vacinação para os mais velhos com 8 vacinas consideradas essenciais para a manutenção do bem-estar e vigor do idoso. São elas:

  • vacina contra gripe;
  • vacina pneumocócica;
  • vacina contra febre amarela;
  • vacina meningocócica;
  • vacina contra herpes zóster
  • vacina contra tétano e difteria;
  • vacina tríplice viral;
  • vacina contra hepatite.

É necessário consultar o médico para verificar a quantidade exata de doses a serem tomadas, e as contra-indicações. Agora confira abaixo a utilidade das vacinas!

Vacina contra gripe

Certamente uma das enfermidades mais perigosas para a terceira idade, a gripe é motivada pelo vírus Influenza, que ataca o sistema respiratório e enfraquece a capacidade respiratória do enfermo. Como esta vacina fortalece a resposta da imunidade do idoso, ela evita o desenvolvimento de graves doenças, como a pneumonia.

Vacina pneumocócica

Sobretudo aplicada para combater pneumonia e meningite bacteriana, ela é dividida em dois tipos e também evita a possibilidade de ocorrer infecções generalizadas no organismo de quem é mais velho.

Vacina contra febre amarela

Principalmente ministrada para pessoas que precisam viajar a locais em que a doença esteja vigente e moradores de regiões endêmicas, a vacina protege contra as infecções causadas pelos mosquitos da febre amarela.

Vacina meningocócica

Ao mesmo tempo que protege contra a meningite e a meningococcemia, ela previne os sintomas causados pela bactéria Neisseria meningitidis, que atinge a corrente sanguínea e pode vir a causar infecção generalizada.

Vacina contra herpes zóster

O herpes zóster é uma doença ativada por sequelas da catapora, tendo como resultado o aparecimento de bolhas avermelhadas e doloridas pelo corpo. A vacina protege contra a aparição tanto do vírus quanto de possíveis sequelas.

Vacina contra tétano e difteria

Conhecida como dT (vacina dupla viral), ela impede que ocorram infecções por tétano (altamente mortal) e por difteria (altamente contagiosa).

Vacina tríplice viral

Atua especialmente contra os vírus do sarampo, rubéola e caxumba. É indicada para diversos momentos:

  • para quem precisa viajar a locais com surto das doenças;
  • pessoas nunca antes infectadas pelos respectivos vírus;
  • para quem nunca tomou as doses da vacina (são aplicadas duas, ao longo da vida);
  • e em períodos em que as enfermidades possam surgir com grande velocidade.

Vacina contra hepatite

Esta imunização pode ser aplicada não apenas separadamente, mas de forma unificada contra hepatite A e hepatite B. Indicada para aqueles que não foram vacinados (ou não possuem o registro), e para quem não desenvolveu imunidade contra as doenças.

Conclusão

Como sabemos, a vacina contra o coronavírus ainda não foi lançada oficialmente, o que ressalta a importância de buscar toda e qualquer prevenção contra outras enfermidades que possam nos acometer, ou agravar o nosso estado de saúde. Um comportamento que devemos, com certeza, estender também (e principalmente) aos nossos idosos.

 

Summary
Vacinação: as principais vacinas para os idosos
Article Name
Vacinação: as principais vacinas para os idosos
Description
As oito imunizações essenciais para prevenir o aparecimento de doenças e enfermidades na terceira idade
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo