× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Principais benefícios da fisioterapia em idosos

Com a chegada da terceira idade, além dos cuidados costumeiros com a saúde, faz-se necessária uma maior atenção à flexibilidade das pessoas mais velhas. Dessa maneira, todas as questões que envolvem força e mobilidade se tornam cada vez mais importantes, até mesmo para evitar acidentes domésticos.

Foi pensando nessas questões que surgiu a fisioterapia geriátrica, ou fisioterapia em Gerontologia, justamente para possibilitar uma melhoria na qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade.

No texto a seguir abordamos a necessidade de se buscar esse tipo de cuidados, e também os principais benefícios da fisioterapia em idosos, para que você possa escolher qual o melhor caminho a seguir, no sentido de preservação da saúde. Boa leitura!

Cinco benefícios da fisioterapia para idosos

Flexibilidade

Manter a qualidade das articulações e dos músculos é primordial para atingir uma melhor qualidade de vida. Seja como for, sabemos que toda a mobilidade que o corpo apresentava na juventude não é mais possível de atingir, porém manter um certo dinamismo nas atividades corporais já é um ganho e tanto.

Através das indicações e de exercícios elaborados pelo fisioterapeuta, o idoso consegue longar e fortalecer os membros que se encontram mais prejudicados, o que representa além da correção postural, um aumento e melhora na saúde.

Equilíbrio e coordenação

A diminuição dos reflexos de equilíbrio e coordenação quase sempre são responsáveis por um aumento no número de quedas e fraturas. Desse modo os exercícios fisioterápicos são responsáveis por, além de diminuir a possibilidade desses acidentes, em ocasionar a recuperação desses mesmos reflexos.

Da mesma forma, as pessoas mais velhas que enfrentam quadros de Parkinson ou Alzheimer podem ser beneficiadas com a prática dessas atividades pois, através delas, o paciente começa a se adaptar e a habituar-se com a sua nova realidade.

Diminuição das dores

O corpo humano nunca está devidamente preparado para lidar com as dores ocasionadas por incidentes ou pela idade. Dessa forma, os exercícios propostos pelo fisioterapeuta, além de aliviar esse incômodo, servem para revitalizar os membros e regiões mais afetadas.

O profissional pode indicar alguns procedimentos, como terapias, para ajudar na evolução destas ações. A acupuntura, normalmente, é um dos caminhos mais indicados.

Recuperação da força

Com foco no fortalecimento saudável do paciente, o fisioterapeuta monta uma série de exercícios dedicados a equilibrar e recuperar a força perdida pelo idoso no decorrer da vida.

Independência física do idoso

Com uma avaliação das condições físicas do idoso e também sobre o seu histórico de saúde, o profissional de fisioterapia reúne todas as informações necessárias para realizar um plano de exercícios e cuidados para que a pessoa mais velha consiga se locomover independentemente da ajuda de outros.

A princípio, os familiares e cuidadores não ficam de fora das orientações do fisioterapeuta. Afinal de contas, é feito todo um trabalho em conjunto para que o idoso consiga se locomover sozinho, sem necessitar de apoios constantes. Do mesmo modo, a casa do paciente pode receber adaptações para facilitar todo esse processo.

Conclusão

Vale lembrar que nem sempre é preciso que o idoso se dirija até uma clínica para que consiga fazer os exercícios necessários para a revitalização de suas condições físicas. Antes de tudo, muitos fisioterapeutas realizam atendimento domiciliar, justamente para facilitar o tratamento de pessoas acamadas ou com problemas de locomoção.

Em conclusão, buscar a solução de problemas físicos através da fisioterapia é um dos melhores caminhos para devolver ao idoso um melhor condicionamento, além de promover um aumento na qualidade da saúde.

 

Summary
Principais benefícios da fisioterapia em idosos
Article Name
Principais benefícios da fisioterapia em idosos
Description
Confira cinco questões que podem ser trabalhadas pelo fisioterapeuta, no sentido de melhorar o condicionamento físico das pessoas mais velhas.
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo