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Prevenção de quedas em idosos pode salvar vidas

Grande parte das causas de quedas nos idosos pode ser previsível, e para isso é necessário fazer pequenas alterações no estilo de vida da pessoa, como usar sapatos antiderrapantes e, fazer adaptações na casa, como ter uma boa iluminação, por exemplo.


Geralmente, o principal fator de risco para as quedas na 3ª idade é o envelhecimento, que é quando ocorre maior perda de massa muscular, aumenta o desiquilíbrio e as dificuldades visuais.

O uso de calçados e roupas inadequadas, o sedentarismo e presença de objetos e degraus pela casa também contribuem para que a ocorrência de quedas aumente e, por isso, é importante adorar algumas medidas para que elas sejam evitadas.

Os principais passos para a prevenção de quedas são:

Usar sapatos fechados, bem adaptados ao pé e com sola antiderrapante, evitando andar descalço ou com chinelos;

Não usar roupa comprida ou larga para evitar tropeçar;

Fazer atividade física e exercícios de alongamento todas as semanas para manter os ossos e músculos ativos.

Conheça alguns exercícios em: Atividade física para idosos.

Manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, para evitar o enfraquecimento dos ossos e a osteoporose;

Ir ao oftalmologista pelo menos 1 vez por ano, para ajustar o grau do óculos;

Fazer adaptações na casa para facilitar a locomoção do idoso, como manter uma boa iluminação, evitar tapetes e objetos pelo chão, além de usar barras de apoio em locais estratégicos, como banheiro e ao lado da cama.

Além disso, outras situações, como uso de remédios, presença de múltiplas doenças e confusão mental, situações comuns nesta fase da vida, contribuem para a ocorrência de quedas, sendo importante identificar estas situações.