× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Isolamento social dos idosos é necessário, mas pode desencadear outros problemas

Com todas as questões que envolvem a pandemia de coronavírus, o isolamento social se tornou uma das mais discutidas. Principalmente em relação aos idosos, faixa etária com maior fragilidade. Além do cuidado redobrado com a saúde, a quarentena pode desencadear, também, problemas de ordem emocional.

O impedimento do convívio rotineiro com familiares e amigos, e da possibilidade de prosseguir com as atividades do dia a dia, desencadeia quadros de depressão e tristeza. Para que esses casos não venham a se tornar extremamente graves, é necessária uma verdadeira “força-tarefa” para ajudar os mais velhos.

Tanto a presença constante de familiares que vivem com os idosos, além do uso de meios virtuais (como as chamadas online, no caso de quem não mora na mesma casa que os parentes), são elementos primordiais para a manutenção do bem estar dos mais velhos.

Mas não são apenas os familiares que devem pensar em estratégias para o enfrentamento de problemas decorrentes do isolamento. Os idosos precisam estabelecer metas que não anulem por completo a sua rotina. Prosseguir com atividades como exercícios, leituras, música, entre outros elementos, é primordial para alimentar a mente e evitar pensamentos negativos acerca da situação que vivemos atualmente.

Os familiares podem também priorizar a discussão de temas importantes, abordados nos noticiários, para que os mais velhos não caiam em ciladas promovidas pelas “fake news”. Promover a abordagem de diferentes pontos de vista pode ajudá-los a compreender melhor determinados acontecimentos, o que pode ajudar a diminuir sentimentos como ansiedade e desesperança.

Mesmo com todos os impedimentos, é importante manter pelo menos o mínimo de contato. Isso já se torna um caminho interessante para não prolongarmos ao máximo a instabilidade deste momento, que logo irá passar.

Summary
Isolamento social dos idosos é necessário, mas pode desencadear outros problemas
Article Name
Isolamento social dos idosos é necessário, mas pode desencadear outros problemas
Description
O distanciamento, tanto de familiares quanto das atividades do dia a dia, ocasiona o aumento nos casos de depressão e tristeza.
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo