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Insônia em idosos: como combater?

Uma das questões que atormentam os mais velhos são as alterações no sono. Momentos de descanso interrompidos por questões ora físicas, ora mentais. Afinal de contas, a insônia em idosos: como combater?

Em síntese a insônia, dependendo da sua causa, causa problemas a médio e longo prazo na capacidade de concentração, afetando também a memória e a atenção que os idosos são capazes de dedicar às coisas e pessoas.

Dessa maneira, ela também atrapalha, e bastante, o controle das ações do corpo. A sonolência excessiva desencadeada por ela pode levar os mais velhos a sofrerem quedas, acidentes e a aumentar o número de fraturas e ferimentos.

Portanto, neste texto, abordamos alguns cuidados que podem servir para combater as ações da insônia. Confira abaixo!

Tratando a insônia no idoso

Muitos idosos acabam apelando para o uso de medicamentos, com a intenção de diminuir os problemas ocasionados pela insônia.  Se bem que nem sempre os remédios podem ser considerados totalmente eficazes para eliminar a causa.

É necessário procurar um médico especialista, que possa indicar quais os melhores tratamentos a se seguir. Sem dúvida, a partir disso será possível seguir algumas dicas capazes de ajudar na restauração do sono para melhorar não apenas a saúde, mas os períodos de descanso, como veremos abaixo.

Manter bons hábitos

Uma boa noite de sono não significa apenas dormir as oito horas recomendadas. É necessário seguir alguns cuidados, que podem ajudar a melhorar a qualidade do descanso:

  • Optar por refeições leves, principalmente no período noturno;
  • Evitar o consumo de bebidas fortes e/ou calóricas (café, refrigerantes, álcool, chá preto);
  • Evitar o consumo de cigarros;
  • Beber sempre 1 taça de vinho tinto, no almoço ou no jantar.

Uso de remédios caseiros

Alguns remédios caseiros podem se tornar a melhor opção para os idosos, pois não oferecem efeitos colaterais e ajudam a melhorar, consideravelmente, a qualidade do sono. São eles:

  • Chá de camomila;
  • Suco de maracujá;
  • Cápsulas de valeriana.

Remédios para combater insônia

Algumas medicações podem ajudar no combate à insônia, mas todos, sem exceção, devem ser indicados por um médico especialista. Algumas indicações que você pode verificar com o profissional:

  • Dormire;
  • Lorax;
  • Fenergan;
  • Amytril;
  • Stilnox.

Causas da insônia

Muitas questões podem ocasionar o surgimento da insônia, alterando a qualidade do sono e aumentando a possibilidade de problemas de saúde aparecerem. Como já citamos, algumas causas comuns são o consumo de bebidas calóricas.

Porém, existem outros fatores que podem ajudar a insônia a se desenvolver, como por exemplo:

  • A própria questão da idade avançada;
  • Doenças crônicas (diabetes, insuficiência cardíaca);
  • Mudanças repentinas de rotina;
  • Efeitos colaterais e uso excessivo de remédios;
  • Doenças respiratórias (asma, apneia do sono).

Outros problemas, sejam comportamentais ou físicos/fisiológicos, também podem despertar a irregularidade no sono, entre eles a ansiedade e a depressão. Mas, vale sempre lembrar, apenas um diagnóstico médico pode ser eficaz nesse sentido.

Conclusão

Desse modo, percebendo-se os primeiros sinais de alterações no sono ou o aparecimento de sonolência em excesso por conta de possíveis distúrbios, a solução ideal é procurar um profissional de confiança para dar início a um tratamento adequado e voltar a adquirir uma maior qualidade no sono. Afinal, dormir bem faz muito bem à saúde sim!

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Insônia em idosos: como combater?
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Insônia em idosos: como combater?
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Confira algumas dicas capazes de ajudar na restauração do sono para melhorar não apenas a saúde, mas os períodos de descanso.
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Recanto das Hortênsias
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