× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Idosos teimosos: você sabe como lidar?

Com o início da pandemia por coronavírus, é comum a reclamação de muitos familiares sobre a teimosia dos idosos, que insistem em sair de casa mesmo fazendo parte do grupo de risco.

Você consegue imaginar quantas famílias estão precisando lidar com a resistência dos parentes de mais de 60 anos em ficar em isolamento? São inúmeras as notícias na internet e nos jornais de pessoas mais velhas mantendo a rotina da mesma forma como antes.

Essa situação acaba gerando muitos transtornos, que podem evoluir para desentendimentos e até mesmo brigas ou proibições mais severas. Mas para evitar esse tipo de situação, confira o que fazer neste post! Descubra como lidar com idosos teimosos.

Por que idosos são teimosos?

Uma das grandes razões por trás da teimosia pode estar relacionada à nova geração de pessoas na terceira idade. Muitas delas não se reconhecem como idosas e não aceitam restrições ou alterações nas atividades rotineiras.

Além disso, uma grande parte da população mais velha é saudável e acredita que estão imunes a vários tipos de doenças e riscos de saúde, o que os torna destemidos.

Com o aumento da expectativa de vida, muitas mulheres e homens acima dos 60 anos se veem como jovens e não recebem de forma positiva as críticas familiares em relação às suas atividades diárias. Esses idosos se sentem independentes e não aceitam que mudanças drásticas como as impostas pelo isolamento social sejam uma realidade.

Como lidar com a teimosia?

Há algumas orientações que podem ser seguidas para ajudar familiares e amigos a lidarem com os conflitos gerados pela teimosia dos idosos. Entre elas está:

  • buscar ser atencioso e paciente, procurando entender o ponto de vista do idoso e demonstrar empatia. Muitas vezes somente ouvir o que a pessoa mais velha tem a dizer pode ser o suficiente para melhorar a relação;
  • procurar ter diálogos esclarecedores e que mostrem os pontos positivos e negativos da teimosia. Muitas vezes, a relutância que o idoso tem em realizar uma tarefa pode ser resolvida com um entendimentos dos obstáculos para cumprir a atividade, o que possibilitará soluções;
  • dar carinho e demonstrar que se importa. É comum que muitas reações agressivas sejam resultantes de carência, solidão ou sensação de rejeição. Ao mostrar a importância do idoso, muitos problemas do convívio podem ser resolvidos;
  • evite criticar ou brigar. É natural que o comportamento do idoso se assemelhe ao de uma criança. Por isso, chamar a atenção ou discutir pode gerar mais conflitos do que soluções. Sempre tente compreender o momento em que a pessoa está passando e mostrar que pode resolver quaisquer problemas de forma saudável.

Conclusão

Envelhecer não é um processo fácil, principalmente quando durante o passar dos anos surgem problemas de saúde e limitações físicas ou mentais. Saber como lidar com idosos e exercitar a empatia é um dos caminhos mais indicados a se seguir, uma vez que todos nós passaremos pela velhice.

A teimosia é um comportamento que muitas vezes pode ser resolvido a partir de pequenas atitudes diárias, principalmente se houver um cuidador ou membro da família responsável pelo idoso.

 

Summary
Idosos teimosos: você sabe como lidar?
Article Name
Idosos teimosos: você sabe como lidar?
Description
A teimosia é um comportamento que muitas vezes pode ser resolvido a partir de pequenas atitudes diárias, principalmente se houver um cuidador ou membro da família responsável pelo idoso.
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo