× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Cuidados essenciais para paciente com Alzheimer

A doença de Alzheimer tem aumentado em todo o mundo e traz novos desafios para os familiares que enfrentam essa realidade.

Com mais de 30 milhões de casos de Alzheimer no mundo, a maioria acontece por volta dos 65 anos. Os sintomas que apontam para o desenvolvimento da doença degenerativa são a perda da memória, dificuldades na realização de atividades rotineiras como comer, tomar banho, escovar os dentes, dentre outros.

O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de conhecer mais sobre a doença de Alzheimer. A geriatra do Hospital Universitário de Brasília, Luciana Louzada, afirma que “é fundamental obter informações sobre a doença para saber como lidar com o paciente de maneira adequada. Mantê-lo inserido socialmente e continuar oferecendo amor e carinho ajuda nesse processo”, explica Luciana Louzada.

Com a progressão dos sintomas, um momento crucial para os idosos que desenvolvem a doença é justamente os cuidados iniciais recebidos por seus cuidadores. A busca pelo diagnóstico e a aceitação deste podem tornar o processo mais leve.

A sensibilidade dos cuidadores para acompanhar tais idosos é essencial, pois o afeto e a atenção são ferramentas indispensáveis para diminuir a irritabilidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a reportagem da médica Dra. Maramélia para o portal Drauzio Varella, medidas simples podem fazer toda a diferença! Incentivar a socialização por meio de passeios ao ar livre, realizar atividades esportivas ou terapêuticas, assim como adicionar marcadores de tempo e manter as janelas do ambiente abertas são medidas simples que melhoram a forma como os pacientes transcorrem o dia.

A médica ainda alerta que é escolha da família contar a verdade aos idosos ou não, pois “se há situação de estresse, agitação ou preocupação com a notícia repetida, é melhor não insistir e inclusive evitar o assunto em outras ocasiões”, afirma a Dra. Maramélia.

Para auxiliar as famílias que vivenciam esse processo, o Núcleo de Estudos do Envelhecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc-BA) desenvolveu um manual para cuidados básicos.

Principais cuidados:

  • Conservação de objetos no mesmo local e com fácil acesso;
  • Boa iluminação do ambiente;
  • Utilização de sandálias ortopédicas para evitar quedas;
  • Criação de novos assuntos com o idoso para prevenir o isolamento.

Além disso, em casos mais avançados, a ajuda profissional é imprescindível para evitar acidentes e garantir os cuidados necessários para o paciente. A escolha do cuidador deve ser bem analisada, pois muitos pacientes não reagem bem à presença de tais profissionais.

Em virtude da necessidade de cuidados em tempo integral, muitas famílias buscam por lares de idosos para auxiliar na prestação de acompanhamento nas atividades cotidianas. 

Recanto das Hortênsias

Em Curitiba, o Recanto das Hortênsias é ideal para garantir o conforto e a qualidade de vida dos idosos, pois oferece um ambiente acolhedor na presença de uma equipe especializada para garantir os cuidados diários. 

Além disso, a Casa de Repouso conta com acompanhamento médico, nutricional e a realização de atividades ao ar livre, fisioterapia e cuidados 24 horas, tudo isso com horário de visitação à escolha das famílias. São mais de 10 anos de cuidado ao idoso que ainda inclui terapias inovadoras como a Pet Terapia e Musicoterapia.

Abaixo, leia alguns depoimentos dos familiares que depositam a confiança na Casa de Repouso que disponibiliza hospedagem temporária ou definitiva num ambiente confortável, contato com a natureza, hortas e pomar:

“Fomos extremamente bem atendidos por todos os funcionários, especialmente pelo Caio, Bárbara e Joana. Meu pai foi tratado com muito carinho e a família com todo respeito e profissionalismo. Acomodações ótimas. Só tenho a agradecer pelo que fizeram. Muito obrigada de coração.” (Regina Iorio)

“Quero agradecer em nome da minha mãe Adelaide Pereira a excelência do cuidado, carinho, amor, respeito e atenção dedicados a ela nesses quase 5 anos em que aí viveu. Agradeço a todos!” (Arlete Pfaffenzeller)

 

Summary
Cuidados essenciais para paciente com Alzheimer
Article Name
Cuidados essenciais para paciente com Alzheimer
Description
Em casos mais avançados, a ajuda profissional é imprescindível para evitar acidentes e garantir os cuidados necessários para o paciente. A escolha do cuidador deve ser bem analisada, pois muitos pacientes não reagem bem à presença de tais profissionais.
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo