Fale Conosco
Clique aqui!
X
Clique aqui e Fale Conosco!
Clique aqui e Fale Conosco!
Estrada do Cerne, nº 21.774, Centro de Campo Magro - KM22
41 3677-2849 - 41 99988-9254

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Os cuidados com a saúde bucal são importantes para pessoas de qualquer idade, porém, à medida que se envelhece, a atenção com os dentes deve ser redobrada, visto que a estrutura bucal tende a apresentar mudanças nesse período, tais como perda de massa óssea, enrijecimento dos nervos, alterações na mucosa, etc.

Dentre os problemas causados por essas mudanças, a queda dos dentes é bastante frequente e atinge um grande número de pessoas, mas, diferente do que muitos pensam, não é algo normal, nem mesmo na terceira idade, pois os dentes são materiais extremamente resistentes e devem durar a vida toda. Os maiores causadores desse problema são, na verdade, a falta de higiene e cuidados básicos como escovar os dentes com frequência e ir ao dentista especializado regularmente.

Pensando nisso, nós organizamos uma lista com alguns itens que devem ser considerados para manter uma boa saúde bucal na terceira idade. Confira!

  1. Higiene

A higienização correta e frequente é a principal arma contra doenças bucais. É essencial escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, sendo o ideal após cada refeição. O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia também é necessário. É uma tarefa simples de se fazer, mas, o que acontece na maioria das vezes é que o idoso apresenta dificuldades de firmar a escova na mão e acaba não aplicando a força necessária para uma escovação eficiente. Nesses casos, o correto é buscar formas alternativas de higienização com o dentista ou fazer o uso de escovas dentais elétricas.

  1. Alimentação

Os dentes e os tecidos precisam de nutrientes e vitaminas para se manterem resistentes. Por esse motivo, é necessário manter uma dieta rica em alimentos nutritivos que possam garantir uma boa saúde bucal, tais como frutas frescas, vegetais, leite, queijo e muita água. Além disso, deve-se considerar a redução do açúcar, pois é um dos principais causadores de cáries nos dentes. Se possível, evite doces e refrigerantes e troque o açúcar por mel ou adoçante, pois, além de contribuir diretamente com a saúde dos dentes, ajuda a equilibrar a diabete (doença que também afeta a saúde bucal).

  1. Medicamentos

É bastante comum pessoas de idade mais avançada ingerirem uma grande quantidade de medicamentos por conta dos problemas de saúde. Alguns deles, inclusive, podem ajudar na saúde dos dentes, como é o caso dos colágenos e vitaminas. Entretanto, certos tipos de remédios podem prejudicar e muito a saúde bucal, principalmente os antibióticos tetraciclina. Se esse for o caso, converse com o médico responsável para encontrar alternativas que agridam menos a saúde dos dentes.

  1. Acompanhamento

As visitas regulares ao dentista são extremamente importantes para acompanhar e prevenir possíveis doenças. Muitas pessoas negligenciam esse tipo de tratamento, dando importância somente para a medicina geral e deixando de lado a saúde bucal. No entanto, a boca e os dentes são tão importantes quanto as demais partes do corpo e merecem atenção especial. Por isso, é necessário, no mínimo, duas visitas ao ano ao dentista para avaliação da saúde bucal ou até mais para quem já apresenta problemas.

Curtiu as Dicas? A Recanto das Hortências é referência quando o assunto é cuidado e assistência ao idoso! Caso queira saber mais sobre nossa casa entre em contato conosco ou agende uma visita ao nosso estabelecimento.