× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




Como preparar um ambiente saudável para a melhor idade

Criar um ambiente saudável é essencial para manter a saúde, o bem-estar e a integridade física de quem está na melhor idade. Um espaço adaptado às necessidades específicas dos idosos pode ser determinante para que ele se sinta seguro e bem cuidado. Muitas vezes, esses cuidados envolvem a instalação de rampas, a retirada de tapetes e a instalação de barras de suporte no banheiro, por exemplo.

Ainda assim, muitas casas de repouso não se atentam para essas necessidades e acabam pecando na hora de preparar um ambiente saudável para seus pacientes. Da mesma forma, tutores de idosos podem não saber da real importância dessas adaptações, que podem envolver ainda mais detalhes.

Para saber como preparar a casa para um idoso e entender a que ficar atento na hora de escolher uma casa de repouso, preparamos esse post com todas as informações que você precisa. Confira!

Ambiente saudável evita quedas

Entre os principais acidentes domésticos que acometem os idosos estão as quedas. A partir dos 65 anos, o equilíbrio pode ficar comprometido e os riscos de escorregar são ainda maiores. Aliada a isso, ainda, está a fragilidade dos ossos. O resultado? Quedas que podem causar fraturas graves e que deixam sequelas motoras para o resto da vida.

Por isso, o ideal é que as casas para idosos tenham um único nível, evitando a presença de escadas e degraus. Além disso, é importante contar com um piso antiderrapante e evitar a presença de tapetes, que podem deixar o chão mais escorregadio.

Caso haja desníveis, prefira rampas a escadas. Se não for possível, não abra mão de um corrimão reforçado para servir como apoio.

Outra forma de evitar quedas é instalar barras de apoio no banheiro. Elas devem estar ao lado do vaso sanitário e também no box, para ajudar no equilíbrio durante o banho.

Alterações na casa contribuem com o conforto e o bem-estar

Além de mudanças na estrutura, que evitam quedas e machucados nos idosos, é importante manter o ambiente confortável para o idoso. Para isso, é preciso se preocupar com detalhes como a circulação do ar. O ideal, então, é manter as janelas abertas e as cortinas claras para facilitar a entrada de luz natural.

É importante, ainda, garantir que a altura da cama e das poltronas que o idoso utiliza para que ele se sinta seguro na hora de se sentar e levantar. Desta forma, você consegue garantir o tempo de conforto sem que ele se preocupe.

Para manter a temperatura dentro de casa sempre agradável, a dica é contar com ar-condicionado nos cômodos, principalmente em dias mais frios. Os aparelhos conseguem deixar o ambiente quentinho no inverno e fresco no verão, acabando com as mudanças bruscas de temperatura.

Contar com um ambiente saudável é essencial para a qualidade de vida daqueles que estão na melhor idade. Por isso, além de carinho e cuidados diários com a saúde e medicamentos, é preciso se dedicar para que o espaço em que o idoso ocupa seja preparado para recebê-lo.

Summary
Como preparar um ambiente saudável para a melhor idade
Article Name
Como preparar um ambiente saudável para a melhor idade
Description
O ideal é que as casas para idosos tenham um único nível, evitando a presença de escadas e degraus. Além disso, é importante contar com um piso antiderrapante e evitar a presença de tapetes, que podem deixar o chão mais escorregadio.
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo