× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3677-1383
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail




A importância do dia nacional do idoso

A população, principalmente brasileira, a cada dia está ficando mais velha. Datas comemorativas como o dia nacional do idoso acabam se tornando ocasiões para lembrarmos que os direitos das pessoas na terceira idade devem ser protegidos.

A cada ano que passa, é crescente a quantidade de pessoas com mais de 60 anos. E garantir a acessibilidade, o direito à segurança, à saúde e ao lazer pode se tornar um verdadeiro desafio. Além disso, em época de pandemia e com o isolamento social, manter a saúde mental acaba sendo difícil para o idoso, uma vez que muitas vezes a família pode se afastar ou romper com o contato contínuo.

Por essa razão, neste post apresentamos a importância do dia nacional do idoso e como essa data impacta a vida de milhões de brasileiros. Confira!

Dia nacional do idoso

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do idoso e no dia 1º de outubro, o Dia Internacional da Terceira Idade. Ambas as datas possuem o mesmo propósito: lembrar que todos aqueles que estão em idade avançada devem ser respeitados e protegidos, independente da circunstância.

Com a passagem dos anos, é natural o surgimento de limitações físicas e intelectuais, o que gera a necessidade de acompanhamento profissional e aproximação familiar. Contudo, uma boa parte dos idosos se tornam invisíveis perante a sociedade e sofrem com preconceito, desrespeito e negligência.

Estatuto do idoso

No Brasil, a proteção que o governo oferece à terceira idade está descrita principalmente no Estatuto do idoso, conjunto de ações que garantem a qualidade de vida de pessoas na terceira idade. Destinado a todos que possuem mais de 60 anos, o estatuto prevê que:

  • garantir a saúde mental e física dos idosos é dever da sociedade;
  • que a família e a sociedade devem proteger o idoso, fornecendo tudo o que for necessário para o seu acesso à educação, cultura, segurança e lazer;
  • todos os idosos têm direito à expressão, seja de crença ou opinião.

Além dos recursos indispensáveis para uma vida saudável e plena, o estatuto reforça a necessidade que os mais velhos têm de serem respeitados e tratados de forma igualitária em relação aos mais jovens.

Cuidados com idosos

É responsabilidade de todos fornecer todos os recursos necessários para assegurar que pessoas na terceira idade se sintam protegidos, respeitados e cuidados pela sociedade.

Por isso, é preciso lembrar não só no dia do idoso medidas simples podem fazer a diferença na vida dessas pessoas, inclusive daquelas que possuem menos assistência familiar. Como por exemplo:

  • respeitar seus direitos, evitando utilizar quaisquer um de seus benefícios como filas preferenciais, vagas para idosos em estacionamentos ou transporte público;
  • garantir a acessibilidade, inclusive para pessoas que possuem limitações físicas e que dependem de espaços que se adaptem às suas necessidades;
  • ter atenção e cuidado ao atender e lidar com idosos, uma vez que muitas vezes é preciso ter calma, paciência e disponibilidade para dar assistência;
  • manter a proximidade e o vínculo com idosos conhecidos ou da família, pois o sentimento de solidão pode afetar drasticamente sua saúde e bem estar.

Conclusão

Pessoas de todas as idades merecem respeito e devem ser protegidas. Contudo, pessoas mais velhas que dependem de uma assistência maior do governo e da família devem ter a certeza de que todas as suas necessidades serão atendidas adequadamente.

O dia do idoso é uma grande oportunidade para que todos lembrem-se que o direito à segurança, saúde e bem estar é previsto por lei, e pode acarretar em punições para aqueles que forem negligentes. Por essa razão, faça a sua parte. Cuide de quem possui muitas histórias para contar e lições a ensinar.

 

Summary
A importância do dia nacional do idoso
Article Name
A importância do dia nacional do idoso
Description
O dia do idoso é uma grande oportunidade para que todos lembrem-se que o direito à segurança, saúde e bem estar é previsto por lei, e pode acarretar em punições para aqueles que forem negligentes.
Author
Publisher Name
Recanto das Hortênsias
Publisher Logo