- abril 28, 2020
- Posted by: admin
- Category: Uncategorized

Utilizada para melhorar a qualidade de vida e de saúde dos idosos, a musicoterapia é uma aliada de grande importância para combater doenças que surgem na terceira idade.
Todos nós temos a consciência de que, quanto mais avançada for a nossa idade, podemos desenvolver patologias que prejudiquem a nossa saúde. Para retardar e evitar os efeitos do tempo, existem diversos tratamentos e alternativas terapêuticas para auxiliar no combate às doenças.
Por essa razão, nesse post esclarecemos mais a respeito da musicoterapia, e os seus benefícios em relação ao bem estar dos idosos. Confira!
O que é musicoterapia?
É um tipo de tratamento terapêutico que tem como ferramenta principal a música. E entre seus principais motivos estão: promover a saúde e tratar enfermidades de diferentes categorias e níveis de gravidade.
Dessa forma, ela é utilizada tanto em crianças quanto adultos e pessoas mais velhas, gerando impactos positivos no tratamento e prevenção de enfermidades. E isso é possível devido à sua capacidade de desenvolver funções cognitivas e motoras em pacientes.
Benefícios
Esse tipo de técnica tem sido estudada amplamente, uma vez que, constantemente, efeitos positivos continuam sendo descobertos, principalmente em doenças neurológicas. E entre seus benefícios estão:
- melhora da saúde;
- melhora da autoestima;
- melhora do humor;
- melhora da expressão corporal;
- aumento da criatividade;
- exercício da memória e da coordenação motora;
- controle da pressão arterial;
- alívio de dores crônicas.
Além disso, ela atua significativamente na promoção do bem estar, possibilitando que os pacientes cumpram tratamentos e lidem com doenças de forma melhor.
Doenças e musicoterapia
A musicoterapia ajuda a prevenir muitas patologias, sejam mentais ou motoras. Por estimular o cérebro, ela contribui positivamente para o tratamento de vários tipos de doenças, distúrbios e condições neurológicas, como por exemplo:
- depressão;
- estresse;
- fibromialgia;
- esquizofrenia;
- pessoas com câncer;
- aidéticos;
- portadores do mal de Alzheimer.
Musicoterapia para idosos
A musicoterapia ajuda a estimular pacientes com doenças crônicas, e colabora para diminuir sentimentos que tendem a ser recorrentes na terceira idade, como a depressão e a ansiedade. Além de ser um fator essencial para criar um sentimento de bem estar no paciente, principalmente para aqueles que se encontram em reabilitação.
Entre suas principais atividades, estão:
- cantar;
- improvisar;
- criar;
- tocar instrumentos;
- bater palmas acompanhando a música.
Conclusão
São inegáveis os benefícios que a musicoterapia pode trazer, inclusive em idosos com diferentes doenças e limitações. Entretanto, para que resultados positivos sejam alcançados, é necessário a realização por profissionais da área, chamados de musicoterapeutas.
Após a avaliação da necessidade e condição da saúde, é possível planejar a forma como serão realizadas as sessões (individualmente ou em grupo), trazendo melhoras desde os primeiros contatos com o tratamento.
Por esse motivo, busque sempre musicoterapeutas experientes e competentes, como os do Recanto das Hortênsias, referência em casa de repouso em Curitiba, que além de várias atividades e serviços, oferece estrutura impecável, acompanhamento nutricional, atividades físicas e fisioterapia para idosos. Entre em contato para esclarecer dúvidas! Estamos à disposição.

